Fazer um pão caseiro bem gostoso é um exercício de paciência e da mesma forma um pouco de musculação também.

Nessa quarentena aprendi como se faz um bom pão. Um pouco de paciência, um bom tanto de farinha, bastante braço e por consequência saiu um pão caseiro bem gostoso, fofinho e saboroso.

Essa receita talvez provavelmente caia bem com um patê de alho ou uma guacamole.

Ingredientes

  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 10 gramas de fermento biológico;
  • 1 colher de sobremesa de açúcar;
  • 3 colheres de sopa de óleo ou azeite;
  • 1 xícara e meia de água morna;
  • 1 colher de sopa de sal.

Modo de preparo

De antemão esquente a água. Logo após dissolva o fermento e misture a colher de açúcar junto. O açúcar vai servir para alimentar os fungos que estão presentes no fermento e a água morna vai acelerar o processo metabólico delas.

Em seguida, em um recipiente espaçoso, adicione as 3 xícaras de farinha e as colheres de azeite. Com o auxilio de uma colher, abra um buraco no meio da farinha e dessa forma ir adicionando a água morna com fermento, misturando para que forme uma massa uniforme.

Por fim, adicione o sal e sove a massa com as mãos. Se acaso a massa estiver muito seca e quebradiça, adicione um pouco mais de água enquanto sova a massa. Do mesmo modo, caso a massa estiver colando muito nas mãos, vá adicionando farinha até ficar firme e bem homogênea.

Com o intuito de o fermento fazer a massa crescer, tampe o recipiente com um pano de prato e deixe por 30 minutos em descanso.

Nesse ínterim, unte a forma que vai levar ao forno, com farinha ou óleo, e reserve.

Abrindo a massa e assando o pão

Posteriormente, pegue a massa e corte em 4 partes. Enfarinhe uma superfície e com a ajuda de um rolo (eu usei uma garrafa de vinho como rolo, só para exemplificar) abra a massa. Para que fique bem fofinha, passe o rolo abrindo bem um lado, logo após enrole a massa e abra-a novamente. Repita o processo quatro vezes. Ao passo que terminar de abrir a massa, enrole e coloque na forma untada, dando um pequeno espaço entre cada rolinho e deixe descansar mais 30 minutos.

Em conclusão, com uma faca, faça leves cortes superficiais na extremidade da massa, para que o ar possa sair quando estiver assando. Leve ao forno a 220°C (fogo médio) por 30 minutos ou até dourar bem.

Enfim está pronto seu pão caseiro bem gostoso, comer ele quentinho é uma ótima pedida com o café da tarde.

1 comentário em “Pão caseiro bem gostoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *