Saber fazer um bolo simples na cozinha não só serve para encher a barriga, bem como para fazer outros bolos mais elaborados. Só para exemplificar, um bolo simples será base para um bolo de camadas, com uma deliciosa cobertura.

No momento em que acertei o ponto desse bolo simples, inesperadamente entendi que poderia usar para outras receitas com essa base. Substituindo uma fração do açúcar, por chocolate em pó, temos um bolo de chocolate simples. Adicionando um pouco de leite de coco e com o intuito de ter uma massa mais fofinha, teremos um bolo de coco simples.

Não só podemos usar a imaginação com sabor, bem como podemos substituir farinha de trigo por aveia ou leite por iogurte natural.

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 2 xícaras de açúcar refinado;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 ovos;
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal;
  • 1 xícara de leite;
  • 1 colher de sopa de fermento químico.

Modo de preparo

Ligue o forno para pré aquecer a 200ºC por 20 minutos.

Em uma vasilha com o uso de uma peneira, adicione a farinha de trigo, o açúcar refinado e a pitada de sal, misture. Nessa parte do processo podem ser adicionados outros ingredientes secos, como o chocolate em pó ou leite em pó, menos o fermento, ele precisa de um pouco mais de atenção e cuidado lá na frente.

Abra um buraco no meio dos secos e adicione as colheres de óleo e os ovos. Misture um pouco, até tomar uma consistência rígida. Se tiver uma batedeira, adicione a massa e o leite e bata por uns 10 minutos numa velocidade lenta.

Como não tenho batedeira, adiciono o leite e vou batendo na mão, utilizando um garfo, por uns 10 a 15 minutos. Eu usaria um fouet, por ser mais rápido e deixar a massa mais aerada, mas também não tenho.

O segredo de um bom bolo é a boa mistura dos ingredientes, adicionando bastante ar na movimentação lenta e como resultado um bolo bem fofinho.

Nos minutos finais, acrescente o fermento na massa. Se estiver usando a batedeira, desligue-a e misture o fermento com uma colher, sem bater muito forte.

Unte uma forma redonda, retangular ou a que tiver por aí, passando óleo e depois espalhando farinha. Acrescente a massa por toda a superfície da forma e leve ao forno médio a 180ºC por 35 minutos.

Espere ao menos 30 minutos para abrir o forno. A entrada de ar pode prejudicar o crescimento do bolo e deixar ele batumado.

Retire do forno e prepare uma cobertura da forma que desejar.

 

4 comentários em “Bolo simples

  1. Hey there would you mind letting me know which webhost you’re utilizing? I’ve loaded your blog in 3 different browsers and I must say this blog loads a lot faster then most. Can you suggest a good hosting provider at a fair price? Thanks, I appreciate it!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *